SOBRE NÓS

O TUMO é um programa educativo que combina tecnologia com criatividade.

Em cada centro TUMO, 1500 jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos irão adquirir competências em 8 áreas temáticas na interseção da tecnologia com a criatividade: Animação, Desenvolvimento de Jogos, Fotografia, Programação, Música, Design Gráfico, Cinema e Robótica.

Os programas são presenciais, totalmente gratuitos e acontecem depois da escola.

TUMO Portugal

O TUMO é desenvolvido pela Associação sem fins lucrativos Topsail e tem como objetivo promover o desenvolvimento educativo, criativo, cultural e tecnológico junto da camada mais jovem da população, através de modelos pedagógicos inovadores.

Em Portugal é a equipa da equipa da Shaken Not Stirred que desenvolve os centros TUMO, que é também responsável por outros projectos inovadores na área da educação como a Escola 42 e o Campus de Carcavelos da NOVA SBE.

parceiros

O TUMO é um projeto totalmente gratuito, possível graças ao contributo de um conjunto de parceiros empenhados com o futuro da educação em Portugal.

Em Coimbra, o TUMO concretiza-se pela iniciativa de mecenas como a Critical Software, Paulo Marques e Pedro Bizarro (fundadores da Feedzai), o Licor Beirão, a Oxy Capital, a Câmara Municipal de Coimbra, a Altice Portugal, o BPI | Fundação ‘’la Caixa’’, a Fundação Santander e a Fundação Calouste Gulbenkian.

Em Lisboa, o TUMO é apoiado por: BPI | Fundação “la Caixa”, Claude and Sofia Marion Foundation, Fundação Galp, José de Mello e Vanguard Properties são parceiros fundadores do TUMO Lisboa, aos quais se juntam Fundação Santander Portugal, MEO, Fundação Altice e Worten. Em breve serão anunciados mais parceiros.

a história do TUMO

O projeto TUMO teve início na Arménia, onde atualmente mais de 20 000 alunos frequentam regularmente centros por todo o país.

O projeto tem vindo a expandir-se com grande sucesso em todo o mundo, estando presente em países como a Alemanha e França, num total de 14 centros.

A abertura em Coimbra marcou o início de uma campanha de expansão de centros de educação TUMO por todo o território nacional, com Lisboa a abrir o próximo centro em setembro de 2024. 

Sam & Sylva Simonian

O TUMO foi financiado por Sam e Sylva Simonian, em 2011, tendo por base o reconhecimento do apoio significativo que organizações arménias deram à sua educação ao longo dos anos. Os Simonians decidiram retribuir as contribuições recebidas e apoiar o talento da atual geração de jovens arménios criando o centro TUMO em Erevan com um programa educacional inovador.

Marie Lou Papazian

A fundadora e CEO do TUMO, desenvolveu o programa educativo TUMO e todo o projeto de construção do primeiro centro TUMO em Erevan. Anteriormente, Marie Lou liderou a Fundação para o Desenvolvimento da Educação, onde através de atividades educativas online, colocou em contacto estudantes arménios e seus pares em todo o mundo. Anteriormente, foi gestora de obras em Nova Iorque. Marie Lou tem mestrado em Ciência da Computação pelo Teachers College da Universidade de Columbia.

inscreve-te