PERGUNTAS FREQUENTES

Se ainda tens dúvidas, podes esclarecê-las nesta página. Se não encontrares a resposta que procuras, podes perguntar por e-mail.

Todas as atividades são presenciais.

O programa TUMO é totalmente gratuito para todos os participantes.

Além disso, o centro tem todos os equipamentos e tecnologia necessários para realizares os teus projetos.

Se não puderes continuar no programa TUMO por qualquer razão, podes facilmente cancelar a tua inscrição.

Qualquer jovem com idade compreendida entre os 12 e os 18 anos.

Tens total liberdade para te dedicares a qualquer uma das oito áreas de aprendizagem. Se não for aquilo que esperavas, podes alterar o teu percurso quando quiseres.

Vais também aprender sobre colaboração, pensamento crítico, resolução de problemas e trabalho de equipa.

A duração do programa depende de vários fatores: do ritmo de trabalho, das vagas disponíveis para os workshops, dos interesses dos participantes, etc.

Em média, um TUMOnauta frequenta o programa TUMO durante dois anos letivos. No entanto, pode estender-se para além desta duração. 

Cada participante vem ao centro sempre no mesmo horário. Cada estudante é alocado a um grupo de aprendizagem que tem um horário fixo de quatro horas semanais, que podem ser repartidos em duas vezes por semana, duas horas de cada vez ou as quatro horas em uma única vez. 

A definição do horário é da responsabilidade de cada centro TUMO localmente. 

Podes escolher o horário na inscrição, e consultar na página de cada centro neste site. 

Sim, podes. Se precisares, podes alterar o teu horário, desde que haja disponibilidade.

Nota que, se mudares o teu horário, poderás ter outro Learning Coach e outras datas disponíveis para workshops (podes ter de esperar mais tempo para participar em workshops).

É muito importante que estejas presente em todas as sessões. Se faltares a uma sessão, pedimos que informes, antecipadamente, o teu Learning Coach ou que peças ao teu Encarregado de Educação para enviar um email para o contacto do centro TUMO onde estás, com a justificação da tua falta. 

Durante a fase de autoaprendizagem, o trabalho será retomado na sessão seguinte. Se faltares durante ou no início de um workshop, isto pode resultar na impossibilidade de continuar a participar.

Mas não te preocupes! O teu Learning Coach vai ajudar-te a ver todas as opções.

Se o horário que queres já estiver completo, podes ficar em lista de espera. Pode haver desistências ou mudanças de horário de outros alunos e, se assim for, entraremos em contacto contigo.

Não. No TUMO não existem certificados de participação ou de avaliação final.

Mas não sais de mãos a abanar: nos vários workshops em que participares, vais trabalhar em projetos concretos cujos resultados podes incluir no teu portfólio pessoal e apresentar quando e a quem tu quiseres.

Este projeto teve origem na Arménia onde o primeiro centro TUMO está localizado num parque que deve o seu nome ao poeta Hovhannes Tumanyan.

As pessoas chamam ao parque Tumanyan, TUMO.

Fazemos, regularmente, open days abertos à comunidade. Estes momentos serão anunciados nas redes sociais.

Neste momento existem dois centros, o TUMO Coimbra e o TUMO Lisboa. No entanto, o TUMO está em processo de expansão no país e prevê-se o anúncio da abertura de mais centros em 2025. Em breve, daremos novidades. Fica atento!

Estamos sempre à procura de pessoas que queiram colaborar connosco.

Vê mais informações aqui

inscreve-te